Cárie infantil em foco: Protegendo sorrisos para uma vida inteira

A Cárie no Dente de Leite Pode Trazer Consequências para Toda a Vida!
Muitas pessoas acreditam que os dentes de leite não precisam de tanta atenção, já que serão substituídos pelos dentes permanentes. No entanto, essa ideia é um grande equívoco. A saúde dos dentes de leite tem impacto direto na saúde bucal futura, e a presença de cárie nesses dentes pode trazer consequências que acompanham a pessoa por toda a vida. A cárie dentária na primeira infância é uma preocupação relevante!
Como o desequilíbrio bacteriano causa cárie e impacta a saúde bucal ao longo da vida
A cárie é um dos problemas bucais mais comuns e está diretamente relacionada ao desequilíbrio na microbiota oral, ou seja, no conjunto de bactérias presentes na boca. Quando o ambiente bucal se torna mais ácido – geralmente devido ao consumo frequente de açúcares e carboidratos – algumas bactérias, consideradas mais perigosas, conseguem se proliferar. Essas bactérias produzem ácidos que corroem o esmalte dos dentes, favorecendo o surgimento da cárie.
Por outro lado, bactérias benéficas, que ajudam a proteger e manter a saúde bucal, têm mais dificuldade de sobreviver nesse ambiente ácido. Esse desequilíbrio permite que as bactérias causadoras de cárie se multipliquem, agravando os danos aos dentes.
No caso dos dentes de leite, o impacto é ainda mais significativo. A cárie em dentes temporários (dentes de leite) não só prejudica a criança naquele momento, mas também aumenta o risco de cárie nos dentes permanentes que ainda irão nascer. Isso acontece porque o desequilíbrio bacteriano e os hábitos inadequados muitas vezes persistem, afetando a saúde bucal a longo prazo.
Por isso, cuidar da microbiota oral desde cedo é essencial. Manter uma dieta equilibrada, reduzir o consumo de açúcares, escovar os dentes regularmente com creme dental fluoretado e visitar o dentista periodicamente são ações fundamentais para equilibrar as bactérias boas e perigosas, protegendo os dentes e garantindo sorrisos saudáveis por toda a vida.
Cuidar da saúde bucal é mais do que prevenir cárie, é investir em aumentar as bactérias boas e ter uma qualidade de vida melhor!
Atenção! A mancha branca no dente pode ser cárie em seu estágio inicial! Sem tratamento, a cárie causa destruição e dor, podendo levar à perda precoce do dente e a cárie no dente permanente, além de afetar a saúde geral e sua autoestima.
Fique atento! A evolução da cárie é muito mais rápida nos bebês e crianças jovens! Agende sua consulta ao menor sinal visível de alteração nos dentes. O dentista possui materiais que não deixam a mancha branca evoluir para a “cavidade de cárie”! Veja as imagens abaixo, a mancha branca é a primeira etapa da destruição do dente:





Presença de cárie dentária em dente de leite (decíduo) de crianças. O dentista é capaz de controlar a progressão da cárie e evitar que a mancha branca vire cavidade! Viu mancha branca nos dentes? leve ao dentista!
Não deixe a cárie aparecer na sua criança!! Para evitar a cárie é necessário ficar atento ao consumo de açúcares e de carboidratos de modo que este consumo seja feito de maneira inteligente e controlada apenas após dois anos de idade.
A cárie é uma doença sacarose-dependente, ou seja, influenciada pelo consumo de açúcares, presentes não só nos doces, mas em diversos tipos de alimentos como sucos, pães, massas, bolos, biscoitos etc. Associado a isso, deve-se primar pela frequência e técnica adequada de escovação com pasta de dentes fluoretada desde o primeiro dente de leite, dormindo sempre com os dentes limpos!!
A quantidade de pasta com flúor varia de acordo com a idade= Crianças menores de 4 anos e que não sabem cuspir: use a quantidade mínima de um “grão de arroz”. A partir de 4 anos: use a quantidade de uma ervilha”
Você é capaz de evitar a cárie no seu filho com bons hábitos de higiene bucal, alimentação saudável e visitas regulares ao dentista. A doença cárie é influenciada pelo estilo de vida da família, principalmente pelas escolhas alimentares.
Lembre-se: cuidar dos dentes de leite é cuidar da saúde bucal para toda a vida! a vida!
Para motivar uma alimentação equilibrada, segue um vídeo divertido, lembrando que doces só devem ser introduzidos na dieta após 2 anos de idade: