A importância dos primeiros 1000 dias de vida

Você sabe qual a importância dos 1000 primeiros dias de vida para a formação da saúde bucal e geral?
Nessa fase, considerada período de ouro, que corresponde aos 275 dias de gravidez somados aos primeiros dois anos de vida do bebê, as células, tecidos e sistemas estão em plena evolução, sensíveis a alterações epigenéticas (mudanças na atividade dos genes que não envolvem alterações na sequência do DNA), tornando o início da vida essencial para a qualidade da vida toda.
Nos primeiros mil dias do bebê é essencial que a mãe vá ao odontopediatra e/ou seu dentista periodicamente para garantir que os dois receberão as devidas orientações e os cuidados necessários. Após as consultas odontológicas durante a gravidez, o bebê deverá ir ao dentista por volta dos 4 meses de idade ou até no máximo quando completar 1 ano de idade.
Caso a mamãe esteja com dificuldade de amamentar, procure um profissional da área ou o odontopediatra imediatamente para avaliar a possibilidade de ser o frênulo lingual do bebê responsável por essa dificuldade. Essa avaliação do frênulo lingual do recém-nascido pode evitar a língua presa e dificuldade na amamentação, com desmame precoce.