Artigos

Desvendando os sinais: Como identificar problemas gengivais

CHECK SEUS SINTOMAS

Você já parou para checar seus sintomas gengivais? Em meio à correria do dia a dia, é fácil ignorar sinais que indicam problemas bucais.

Vários sintomas podem indicar que você está sofrendo de uma doença gengival. Os sintomas mais comuns são sangramento nas gengivas, dentes bambos e encolhimento das gengivas.

Sangramento nas gengivas

Gengivas rosadas são o ideal, mas se notar inchaço, vermelhidão e sangramento ao morder alimentos ou passar fio dental, escovar os dentes (mesmo suavemente) ou até espontaneamente, é hora de prestar atenção. Esses são sinais claros de uma possível doença gengival.

Primeiro sinal de gengivite, vermelhidão da gengiva ao redor dos dentes.

Dentes bambos ou “vacilantes”

Se os seus dentes ficarem “vacilantes”, é um sinal de que a doença gengival danificou os tecidos que os sustentam e ajudam a mantê-los no lugar. Geralmente este é um sinal de perda óssea avançada. À medida que os dentes se soltam, eles podem se separar e espaços escuros e feios podem aparecer entre eles. Estes são sintomas de periodontite, ou seja, já está perdendo osso ao redor dos dentes. O tratamento é necessário para evitar maiores danos. Se não for tratado, um dente “vacilante” ou bambo pode se tornar um dente perdido.

O que você pode fazer?

  • Visite o dentista regularmente: através de uma visita regular ao dentista, a doença periodontal pode ser detectada em estágios iniciais e medidas adequadas podem ser tomadas. Casos mais avançados podem exigir cuidados especializados, sendo a prevenção a melhor aliada.
  • Gerencie seus fatores de risco: evite o uso de tabaco e o consumo excessivo de álcool além de adotar uma dieta bem balanceada e com baixo teor de açúcar.
  • Adote uma boa e eficiente rotina de higiene bucal: uma boa higiene bucal é um componente essencial para garantir uma boca e um corpo saudáveis, o que inclui escovar os dentes por dois minutos, três vezes ao dia, com um creme dental com flúor e usar do dental diário.

Cuidar das gengivas vai além da estética; é uma questão de saúde. Ao ficar atento aos sinais e adotar medidas preventivas, você não só mantém um sorriso bonito, mas também preserva a saúde de toda a sua boca. Agende sua consulta, adote hábitos saudáveis e sorria com confiança!

Fernanda Bartolomeo

Fernanda Bartolomeo

Especialista, mestre, doutora e professora odontopediatria FO-UFMG.

drafernandabartolomeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

avalie nosso site

O que você achou do Smiletips?