Artigos

Dicas para uma boa saúde bucal e geral

Para manter sua saúde bucal em dia é importante ter bons hábitos diários de higiene bucal, seguir uma alimentação equilibrada com açúcar reduzido, evitar o tabagismo e o álcool. Além disso, é preciso uma combinação de cuidado pessoal diário e visitas periódicas ao dentista, de acordo com a recomendação.

Alguns conceitos importantes:

Placa bacteriana: é uma película pegajosa que se forma nos dentes e na gengiva devido à falta de escovação ou a uma escovação rápida e mal feita.

Placa bacteriana em dentes de leite (ou decíduos)
Uso de corante no consultório odontológico para visualizar a placa bacteriana
Placa bacteriana abaixo do bracket odotodôntico em dentes permanentes

Tártaro: Quando a placa bacteriana não é removida corretamente por meio da escovação, ela se se mineraliza, tornando-se dura, transformando-se em tártaro.

Presença de tártaro (cálculo dental)

1. Higiene bucal em casa

Uma boa higiene bucal ajuda a prevenir cárie e inflamações nas gengivas que podem se tornar graves, além de também prevenir do mau hálito. Portanto, estabeleça e siga uma boa rotina de higiene bucal para um sorriso saudável que durará a vida toda. Vale a pena o seu esforço.

A higiene bucal ideal pode variar amplamente de pessoa para pessoa. Por isso, é importante consultar seu dentista para pedir-lhe instruções sobre quais as melhores técnicas para o seu caso.

Escovação dental

Escovar os dentes mantém a boca limpa e evita mau hálito, doenças gengivais e o aparecimento de cárie.

Escove os dentes por 2 a 3 minutos, de preferência três vezes ao dia (após as refeições principais), com maior atenção à escovação antes de dormir, para ajudar a remover resíduos alimentares e placa bacteriana. Use creme dental com flúor para ajudar a combater a cárie dentária ou a pasta indicada por seu dentista.

Atenção:

  • O ideal é escovar os dentes três vezes ao dia ou no mínimo, na parte da manhã e antes de dormir.
  • Use uma escova de dentes manual ou elétrica para escovar todas as áreas dos dentes (ou seja, o interior, o exterior e as superfícies de mastigação), durante pelo menos dois minutos.
  • Comece suavemente da gengiva para o dente. Não coloque força. Use uma escova de cerdas macias.
  • A melhor escovação durante o dia deve ser antes de dormir. O paciente deve dormir com os dentes limpos.
  • Use a pasta de dente e a quantidade recomendada pelo seu dentista
  • O uso do creme dental com flúor protege contra a cárie
  • Não enxágue com água imediatamente após a escovação. Em vez disso, cuspa o excesso de pasta de dente.
  • Troque sua escova de dentes velha e desgastada a cada três meses (ou, antes disso, quando as cerdas estiverem deformadas) por uma nova que limpe bem os dentes e a boca.
  • Proteja sua boca enquanto não estiver em casa: quando não for possível escovar, enxágue com água ou masque chicletes sem açúcar após as refeições e lanches, sendo melhor levar seu kit de higiene oral para o restaurante.

Vídeo de escovação para crianças acima de 4 anos de idade, adolescentes e adultos

Fio dental

O uso do fio dental é extremamente importante para a completa higiene oral, pois o fio chega a lugares que a escova de dentes não alcança e remove restos alimentares e bactérias que podem causar mau hálito. Seu uso reduz doenças bucais, gengivais e mau hálito removendo a placa bacteriana que se forma ao longo da linha da gengiva.

Use fio dental pelo menos uma vez ao dia para limpar entre os dentes. Abrace o dente de um lado e de outro, sempre com um pedaço limpo do fio.

Uma das causas de sangramento gengival é a falta da rotina diária de uso do fio dental. Caso aconteça, aumente a frequência do fio dental e veja sua gengiva parar de sangrar. Caso o sangramento continue, consulte seu dentista.

Correta técnica de passar fio dental

Além disso, deve-se tomar um cuidado especial para limpar completamente ao redor dos dentes tortos ou apinhados e ao redor dos brackets ortodônticos, das obturações, coroas e limpar as dentaduras, porque a placa se acumula facilmente nesses locais que podem ser de difícil acesso, colocando o paciente em maior risco de problemas aparecerem.

Enxaguantes bucais

Em relação aos enxaguantes bucais, eles devem ser prescritos pelo seu dentista. Consulte-o!

Os bochechos são recomendados em casos específicos apenas para crianças acima de seis anos de idade, já capazes de evitar a ingestão da solução fluoretada durante o processo.

Língua Dependendo do que você come, sua língua pode reter resíduos de comida. Certifique-se também de escovar ou raspar com cuidado para ajudar a manter o hálito fresco.

Com uma rotina completa de higiene bucal, seu sorriso fica muito mais bonito e você, mais confiante além de refletir na sua saúde geral!

Fernanda Bartolomeo

Fernanda Bartolomeo

Especialista, mestre, doutora e professora odontopediatria FO-UFMG.

drafernandabartolomeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

avalie nosso site

O que você achou do Smiletips?