Cárie Dentária em crianças

A cárie dentária é a doença bucal infantil mais comum. Ela afeta a qualidade de vida da criança e da família também! Entretanto, ela é prevenível e controlável.
A cárie é uma doença que pode causar desde uma pequena ruptura da camada externa do dente (esmalte) até à completa perda dentária. Ela pode acontecer em qualquer idade, mas sua evolução é normalmente mais rápida no bebê e na criança. O acúmulo de placa bacteriana em decorrência de uma higiene bucal inadequada e ao consumo frequente de sacarose (açúcar) contribuem para o desenvolvimento de cárie, principalmente em crianças e adolescentes.
Algumas bactérias bucais são boas e não causam doenças, outras são mais perigosas. O que causa ou não a doença, é o equilíbrio ou o desequilíbrio entre as bactérias boass e as bactérias perigosas. Quando o consumo de açúcar é frequente, as bactérias perigosas se fortalecem e produzem ácidos que corroem o esmalte dentário, iniciando o processo carioso.

A cárie dentária é uma doença que pode acometer desde o aparecimento dos primeiros dentes no bebê. A cárie inicia com uma mancha branca no dente e, se não tratada, evolui muito rápido para cavidades podendo levar à destruição do dente e muito sofrimento para a criança.

A mancha branca no dente próxima à gengiva do dente de leite de um bebê já é cárie e pode virar cavidade muito rápido. É preciso ir ao dentista para entender a causa e tratar o início de cárie e não progredir!

As vantagens do diagnóstico precoce da cárie
Quando a cárie é detectada em seus estágios iniciais é possível impedir que ela evolua, e assim prevenir dor, sofrimento, procedimentos odontológicos invasivos e mesmo perda dentária. Além disso, a cárie no dente de leite (decíduo) pode afetar o dente permanente, aumentando a chance deste dente também ser comprometido pela doença. O dentista possui um arsenal de produtos que permite controlar a evolução da cárie e das doenças gengivais.
Em alguns casos o dentista solicita radiografias para confirmar o diagnóstico e verificar a presença de cárie escondida entre os dentes. Foto abaixo:

Lesões de cárie em dentes de leite (decíduos), próximos a dentes permanentes que também podem ser afetados pela doença.

Mesmo que os pais não notem a lesão ou a criança sinta dor, a doença cárie pode estar ativa e progredindo. Por isso é importante levar a criança ao dentista/odontopediatra com frequência, para que o disgnóstico seja feito ainda nas fases iniciais da doença ou se atue nos fatores que podem causar cárie, antes mesmo dela aparecer.
Inicialmente é necessário identificar os fatores ligados ao início e progressão da cárie dentária, através de uma conversa entre o paciente e o seu dentista. Neste momento, o dentista consegue identificar e orientar a necessidade de mudanças nos cuidados caseiros, como melhoria da higiene bucal e avaliação da dieta, assim como indicar produtos específicos para aumentar a proteção dos dentes, além de realizar o tratamento odontológico o mais cedo possível, visando recuperar o equilíbrio bucal.
O dentista pode ajudar a reduzir o risco das doenças bucais aparecerem ou progredirem, através de consultas regulares objetivando a saúde bucal. Entretanto, a maior parte do cuidado com os dentes está em suas próprias mãos – afinal você precisa cuidar dos seus dentes todos os dias!
Você não é saudável sem uma boca saudável. O que acontece na boca, acontece no corpo. Cuide-se e conte conosco!