Erosão dentária: Você sabe o que é e quais são as consequências para a sua saúde bucal?

Primeiramente, é preciso entender o que é a erosão dentária! É um processo caracterizado pelo desgaste ou redução do tecido dental, causando uma perda dos tecidos dentais. É um dos tipos de desgaste nos dentes, diferenciando-se dos outros, uma vez que a erosão é ocasionada por ações químicas, vindas de substâncias ácidas.
Sendo assim, a principal causa desse problema está relacionada, justamente, à presença excessiva de ácidos na boca, a qual pode ser intrínseca ou extrínseca. Na erosão intrínseca, temos que o principal fator desencadeador é a presença do ácido gástrico na cavidade oral, o que pode ser resultado de um refluxo ou de outros problemas de saúde. Já na erosão extrínseca, por sua vez, esse processo é ocasionado, geralmente, por hábitos alimentares relacionados ao consumo de ácidos, como por exemplo refrigerantes, bebidas alcoólicas ou frutas cítricas, as quais apresentam grande acidez.
Entre as consequências ocasionadas pela erosão dentária, temos como principais:
- sensibilidade nos dentes;
- dor de dente;
- mudança de cor;
- desgaste das estruturas dentais e
- aparência transparente dos dentes.
Na presença dos sinais e sintomas característicos da erosão, é muito importante a avaliação do dentista, o qual deve analisar, além dos dentes, o histórico, o estilo de vida e os hábitos pessoais do paciente, uma vez que tudo isso pode estar afetando a sua condição de saúde bucal!
No mais, a erosão pode ser prevenida a partir da melhora de hábitos e, se já estiver presente, pode ser tratada, com o objetivo de eliminar ou diminuir os incômodos causados por esse desgaste anormal dos dentes.