Artigos

Como a cárie dentária pode ser prevenida?

Você pode reduzir a chance de contrair cárie escovando os dentes e usando fio dental regular e adequadamente, limitando alimentos e bebidas ricos em açúcar em sua dieta, não fumando e visitando regularmente seu dentista. A cárie é uma doença açúcar-dependente, está relacionada com o desequilíbrio entre a quantidade de ácido produzido (depende do tanto de açúcar consumido) que leva à perda de minerais do dente e a ação da saliva e número de escovações para recuperar essa perda de minerais.

Pessoas que comem mais doces, possuem maior chance de ter cárie pela perda de estrutura dos dentes por ação dos ácidos bacterianos. Se o flúor for aplicado de manhã nesses dentes, através da escovação dentária, ele terá o papel de reduzir essa perda de minerais do dente ao longo do dia um pouco melhor do que a saliva sozinha. A escovação noturna com pasta fluoretada (mínimo de 1.000 ppm de flúor) é a mais útil para recuperar as perdas de minerais que ocorreram durante o dia.

Primeira proteção contra a cárie: reduzir o consumo de açúcar.

Segunda proteção contra a cárie: aplicação de flúor diária através das escovações dentárias com pasta fluoretada, manhã e noite, e também após o almoço.

Terceira proteção contra a cárie: visitas regulares ao dentista para delecção de lesões escondidas de cárie e orientações.

Outros tratamentos às vezes usados para prevenir cárie incluem tratamentos com flúor, enxaguatórios bucais antimicrobianos, selantes dentais, fluoretos de diamino de prata e outros produtos. No entanto, estes tratamentos devem ser receitados pelo dentista.

Restaurar o dente trata a doença cárie?

Restaurar o dente não trata a doença cárie dentária. A restauração trata a sequela da cárie. Para tratar a causa é necessário descobrir o seu comportamento em casa geradora e modificá-la. Converse com o seu dentista para descobrir como cuidar em casa e no consultório para evitar que a doença aconteça ou progrida.

Sinais de cárie dentária

Você pode ter cárie dentária se tiver:

  • comida presa frequentemente entre os dentes;
  • desconforto ou dor no dente ou ao redor dele;
  • dificuldade em morder determinados alimentos;
  • sensibilidade a alimentos quentes, frios ou até doces;
  • mau hálito.
  • manchas brancas e depois escuras nos dentes;
  • você pode ver cavidades nos seus dentes;
  • você pode não perceber nada e mesmo assim, estar com cárie.

Fique atento a estes sinais! Vá ao dentista regularmente mesmo se não sentir nada! Pergunte para ela quantas vezes ao ano você deve fazer a consulta de prevenção.

O que você pode fazer?

  • Visite o dentista regularmente: a maior parte dos problemas de saúde bucal é amplamente evitável e pode ser tratado em seus estágios iniciais e, uma das melhores formas de proteger a boca é visitando regularmente o dentista. Portanto, um check-up regular permite ao dentista descobrir qualquer problema dentário e remover placa bacteriana acumulada, que se não for tratada pode causar cárie ou doenças gengivais.
  • Evite dietas ricas em açúcar: o açúcar é a causa número um de cárie dentária, que é a condição de saúde mais comum em todo o mundo. Sendo assim, faça uma dieta bem balanceada e com baixo teor de açúcar. Além da cárie, isso ajuda a prevenir doenças do corpo também.
  • Procure se alimentar nas horas certas: ficar beliscando e comendo com frequência faz com que o pH da placa bacteriana se mantenha sempre mais ácido facilitando a formação de ácidos pelas bactérias e é este ácido que corrói os dentes.
  • Dê preferência à água como bebida entre as refeições.
  • Escove os dentes por dois minutos, três vezes ao dia, com um creme dental com flúor: a escovação ajuda a remover alimentos e placa bacteriana. Dica: A escovação antes de dormir é a mais importante e deve ser a mais cuidadosa e demorada. Os dentes precisam dormir limpos. Se não conseguir escovar três vezes ao dia, garanta no mínimo, duas escovações com creme dental com flúor.
Fernanda Bartolomeo

Fernanda Bartolomeo

Especialista, mestre, doutora e professora odontopediatria FO-UFMG.

drafernandabartolomeo

3 comentários

  1. Paulo Alves disse:

    Ótima orientação, valeu🤟🏽

  2. Vania M S Oliveira disse:

    Quero seguir as instruções para proteção.

  3. Vania M S Oliveira disse:

    Muito proveitoso alerta e descrição para proteção bucal e dentaria.
    Obrigada ☺️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

avalie nosso site

O que você achou do Smiletips?