Ciclo de vida

Perda de dentes, uso de remédios e alimentação pastosa: Qual o impacto disso na vida dos idosos?

Apesar do que se diz na cultura popular, a perda dos dentes não é um processo natural em decorrência do envelhecimento. No entanto, devido à má rotina de higiene oral, associada à falta de tratamento adequado, muitos idosos acabam perdendo alguns dentes. Essa situação apresenta diversos prejuízos à saúde bucal dessa parcela da sociedade, entre eles:

  • dificuldade para morder e mastigar alimentos,
  • má digestão,
  • deslocamento dos outros dentes,
  • perda óssea e danos à gengiva.

Além de afetar a saúde bucal, também pode resultar em questões psicológicas, como a redução da autoestima desses indivíduos, já que os sorrisos são essenciais para a estética.

Além disso, nessa fase, é comum associar também o uso mais frequente de remédios, juntamente com a adição de uma alimentação mais pastosa, devido à dificuldade de alimentação. Isso também pode apresentar consequências para a saúde bucal, visto que indivíduos que fazem uso de muitos medicamentos podem apresentar alguns problemas, como o desenvolvimento de cárie, aftas, úlceras, lesões de mucosa e xerostomia (boca seca, devido à redução da produção de saliva), por exemplo.

As dietas muito pastosas ou os alimentos mais macios, os quais costumam fazer parte do cotidiano dos idosos, por sua vez, podem ser prejudiciais, uma vez que não estimulam aquelas estruturas responsáveis pela mastigação, como os músculos e a articulação. Dessa forma, ao serem menos estimuladas, essas estruturas vão sofrendo modificações, causando consequências para a saúde do idoso.

Por isso, é essencial que esses indivíduos também sejam acompanhados por um dentista especializado, para que tenham qualidade de vida e uma saúde bucal adequada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

avalie nosso site

O que você achou do Smiletips?