Ciclo de vida

Sorria sem medo na adolescência: Seu guia para um sorriso poderoso

Ah, a adolescência, essa fase incrível de descobertas e desafios! Período de transição para a vida adulta, no qual é muito importante fortalecer o aprendizado inicial de cuidado com a saúde bucal. Orientação, prevenção e tratamento são fundamentais na adolescência, envolvendo o paciente nas decisões sobre a sua saúde bucal.

Assim como na infância, também na adolescência, a cárie é um dos problemas mais comuns, seguida do sangramento gengival, por isso é essencial o adolescente ter capacidade e potencial para cuidar de sua própria saúde com o auxílio do dentista que fará a avaliação dos fatores de risco e apontará as medidas de proteção.

Seu sorriso é a primeira coisa que as pessoas vêem. Ele representa a primeira impressão que elas têm de você. Cada hábito saudável cultivado hoje é um investimento em um sorriso radiante!

Confira abaixo o check list da sua saúde bucal:

  1. Escove os dentes no mínimo 2 x ao dia (ao acordar e antes de dormir). Mas saiba que o ideal é fazer 3 escovações durante o dia.
  2. Use creme dental com flúor na concentração de 1.000-1.500!
  3. Cuspa o excesso de pasta de dente ao invês de enxaguar com água. Isso mantêm o flúor concentrado nos dentes e aumenta seu efeito preventivo.
  4. Limpe os espaços entre os dentes com o fio dental uma vez ao dia. Além de reduzir doenças gengivais e cárie dentária, ajuda a manter o mau hálito longe.
  5. A limpeza noturna deve ser a mais caprichada.
  6. Tenha uma dieta saudável, com lanches limitados de alimentos e bebidas com alto teor de açúcar. Prefira comer o alimento doce como sobremesa do almoço e evite “beliscar”entre as refeições, para que sua boca não fique ácida. Isso contribui para o aparecimento de cárie dentária.
  7. Faça da água a sua bebida preferida.
  8. Evite fumar e limite a ingestão de álcool, ambos contribuem para um maior risco de câncer bucal e problemas gengivais, além de amarelar os dentes, causar mau hálito e aumentar a chance de perda prematura dos dentes.
  9. Faça exames dentários regulares mesmo que não sinta nada.
Fernanda Bartolomeo

Fernanda Bartolomeo

Especialista, mestre, doutora e professora odontopediatria FO-UFMG.

drafernandabartolomeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

avalie nosso site

O que você achou do Smiletips?