O aleitamento materno oferece todos os nutrientes para o bebê nos primeiros 6 meses de idade

Durante a gestação, dentro do útero, o feto se nutre através do cordão umbilical que é ligado à mãe e é, por isso, a importância de manter hábitos saudáveis durante a gravidez. Ao nascer, a amamentação se torna extremamente importante tanto para o bebê quanto para a mãe e é, principalmente, nesse momento em que é criado o vínculo afetivo entre mãe e filho.
O aleitamento materno oferece todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver saudável e, nessa fase, é importante que a mãe mantenha uma alimentação balanceada pois tudo será transmitido ao filho pelo leite.
- Gestação: feto recebe nutrientes pelo cordão umbilical.
- Até os primeiros 6 meses de vida: o aleitamento exclusivamente materno é suficiente para a nutrição do bebê. Não sendo possível, siga a orientação do seu médico.
- Dos 6 meses aos 2 anos de vida: o aleitamento materno não deve ser interrompido mas complementado com outros alimentos saudáveis.
- Após 2 anos de vida: o aleitamento materno pode ser interrompido e a criança deve iniciar uma dieta balanceada e rica em outros alimentos saudáveis.
Por ser este o primeiro contato da criança com outros alimentos, a introdução alimentar deve ser lenta, paciente, gradual e, se necessário, com o acompanhamento de um médico especialista.