Ciclo de vida

Gestante, faça uma dieta saudável com baixo teor de açúcar

A importância de uma dieta com baixo teor de açúcar para a saúde bucal é indiscutível em qualquer momento da vida, dada a relação direta entre o consumo excessivo de açúcares e diversos problemas odontológicos e gerais. Na gestação não é diferente!

É muito importante que a gestante faça uma dieta saudável, com lanches limitados de alimentos e bebidas com alto teor de açúcar. Cuidado com os açúcares escondidos adicionados aos alimentos e bebidas pelos fabricantes.

O consumo de uma dieta não saudável, especialmente rica em alimentos ultraprocessados e açúcares de adição é um dos fatores de risco para doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, doenças respiratórias, alguns tipos de cânceres e cárie dentária.

Além disso, o consumo de alimentos com açúcar durante a gestação afeta o paladar do bebê que é desenvolvido na décima quarta semana de vida intra-uterina. O feto deglute diariamente uma grande quantidade deste líquido amniótico, que contêm moléculas derivadas da dieta da gestante. Assim, a maior variedade de alimentos saudáveis no cardápio materno durante a gestação e fase de aleitamento exclusivo contribui para a aceitação dos alimentos pelo bebê na fase de alimentação complementar.

As nossas preferências alimentares são adquiridas e programadas na fase de gestação e nos dois primeiros anos de vida do bebê, fase conhecida como os primeiros 1000 dias de vida! Isso reforça a necessidade de fazer da alimentação uma grande aliada nesse período! Reduza ou elimine o consumo de açúcares livres da sua dieta, com intuito também de estabelecer hábitos saudáveis para seus filhos.

Escolhas alimentares saudáveis nos primeiros 1000 dias de vida podem trazer repercussões positivas para a sua saúde, para a gestação e para a saúde da criança a longo prazo.

Mulheres grávidas necessitam de mais vitaminas e minerais para assegurar o desenvolvimento fetal adequado. O consumo de alimentos ricos em proteínas e cálcio é benéfico para as futuras mamães e seus bebês em desenvolvimento. Estes incluem alimentos como carnes magras, ovos, peixes, frutas, vegetais e produtos integrais, bem como laticínios (leite, queijo, iogurte, etc.). Siga as recomendações de seu médico e seu dentista.

Dicas:

  1. Reduza ou elimine o consumo de açúcares livres, evitando alimentos ultraprocessados como refrigerantes, embutidos, salgadinhos, biscoitos, guloseimas entre outros;
  2. Prefira alimentos minimamente processados, como frutas e hortaliças frescas, castanhas, cereais, feijões e preparações caseiras.
  3. Entidades de saúde não recomendam o consumo de açúcares para as crianças antes dos 2 anos de idade.
Fernanda Bartolomeo

Fernanda Bartolomeo

Especialista, mestre, doutora e professora odontopediatria FO-UFMG.

drafernandabartolomeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

avalie nosso site

O que você achou do Smiletips?