Ciclo de vida

Pratique uma boa higiene bucal e sorria para a saúde

Praticar uma higiene bucal de qualidade é a chave para uma saúde bucal duradoura e, consequentemente, para o seu bem-estar geral. Aqui estão sete estratégias dinâmicas que não apenas promovem um sorriso radiante, mas também contribuem para a sua vitalidade:

1. Escovação de excelência: Escove seus dentes por dois minutos, três vezes ao dia (no mínimo duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir), utilizando um creme dental com flúor. Aplique movimentos circulares em todas as superfícies dos dentes (interna, externa e de mastigação). Lembre-se de cuspir, mas evite enxaguar imediatamente após a escovação, permitindo que o flúor faça seu trabalho protetor.

2. Substitua sua escova de dentes a cada três meses: a vida média de uma escova de dentes é de cerca de três meses. Troque qualquer escova de dente com cerdas abertas, desgastadas ou faltando. Escovar com uma escova de dentes velha e desgastada não limpará os dentes e a boca adequadamente.

3. Fio dental na rotina: Inclua o fio dental ou produtos de limpeza interdentais na rotina de higienização bucal, pelo menos uma vez ao dia. Esses produtos   ajudam a alcançar as áreas difíceis entre os dentes. Essa limpeza regular ajuda a desalojar os alimentos e pode reduzir doenças gengivais e mau hálito, removendo a placa bacteriana que se forma ao longo da linha da gengiva.

4. Proteção dinâmica: Quando não for possível escovar os dentes, enxágue com enxaguatório bucal com flúor (sem álcool) recomendado pelo seu dentista, bocheche com água ou masque chicletes sem açúcar após as refeições e lanches.

5. Faça uma dieta balanceada com baixo teor de açúcar: Faça uma dieta bem balanceada, com baixo teor de açúcar e rica em frutas e vegetais. Muitos alimentos e bebidas açucaradas podem causar cárie dentária. Os adultos não devem ingerir mais de 6 colheres de chá de açúcar por dia. Cuidado com os açúcares adicionados aos alimentos e bebidas pelos fabricantes.

6. Evite tabaco: Qualquer forma de tabaco, fumado ou sem fumaça, não é seguro. O tabaco aumenta o risco de doenças gengivais e câncer oral, além de provocar manchas nos dentes, mau hálito, perda prematura dos dentes, boca seca e perda do paladar e do olfato.

7. Álcool com moderação: Limite o consumo de bebidas alcoólicas, pois o álcool em excesso é um importante fator de risco para muitos problemas de saúde, incluindo doenças bucais. Além disso, ele também pode causar boca seca. O ácido e o alto teor de açúcar da maioria das bebidas alcoólicas podem corroer os dentes ou causar cárie dentária.

8. Vá ao dentista regularmente: realize um acompanhamento periódico com seu dentista para manter as limpezas profissionais e o check-up odontológico em dia, prevenindo o desenvolvimento de cárie e de outras doenças bucais, além de acompanhar os tratamentos que já foram executados. Lembre-se, uma boca saudável é o reflexo de um corpo saudável. Adote essas estratégias e sorria para uma vida cheia de saúde e confiança!

Fernanda Bartolomeo

Fernanda Bartolomeo

Especialista, mestre, doutora e professora odontopediatria FO-UFMG.

drafernandabartolomeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

avalie nosso site

O que você achou do Smiletips?