A importância da alimentação da mãe durante o período da amamentação

Amamentar é um dos gestos mais naturais e importantes para a saúde das crianças. O leite materno fornece todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento do seu pequeno. Mas você sabia que a alimentação da mãe influencia diretamente a qualidade do leite materno?
Por que a alimentação da mãe é tão importante?
Durante a amamentação, seu corpo trabalha duro para produzir leite nutritivo. Uma alimentação equilibrada só garante que a mãe seja saudável e forte, e também que o seu filho receba todos os nutrientes essenciais para que ele possa desenvolver da melhor forma.
Dicas para uma alimentação saudável durante a amamentação:
- Mantenha-se hidratada. Tente beber um copo de água toda vez que amamentar.
- Inclua proteínas de qualidade: alimentos como frango, peixe, ovos, feijão, lentilha, grão de bico são importantes demais para a produção do leite materno.
- Inclua grãos integrais como arroz integral, quinoa, aveia nos preparos dos alimentos.
- Faça escolhas de boas gorduras: abacate, nozes, sementes e azeite de oliva são ótimas fontes de gorduras com propriedade que resultam em saúde.
- Evite ao máximo o consumo de alimentos ultraprocessados. Eles podem conter aditivos, conservantes, excesso de gorduras trans, sal e açúcares adicionados com alto poder de causar doença na mãe e nos bebês.
Benefícios para o bebê e para a mãe
Para o bebê:
- Melhora da imunidade.
- Redução no risco de infecção.
- Melhor desenvolvimento cognitivo.
- Colonização do intestino com um microbiota intestinal que favorece saúde.
Para a mãe:
- Recuperação mais rápida pós parto.
- Redução do risco de certas doenças, como o câncer de mama.
- Vínculo mais forte com o bebê.
Amamentar é um momento especial e cuidar da alimentação pode tornar essa experiência ainda mais produtiva para a mãe e seu filho.
Lembre-se: uma mãe saudável é um bebê saudável.