O superalimento também para sorrisos saudável: Descubra a importância do aleitamento materno exclusivo

O leite materno é o alimento ideal para a nutrição e conforto emocional do bebê, protege o bebê de agressões diversas, como as provocadas por doenças causadas por vírus e bactérias, por conter anticorpos. O momento da amamentação deve ser tranquilo e aconchegante para mãe e bebê que deve ser posicionado de modo a ficar o mais sentado possível.
É ideal que o aleitamento materno seja exclusivo até o sexto mês de vida, sem água ou chás. O leite materno é o alimento mais importante para o desenvolvimento saudável do bebê e deve ser mantido como alimento complementar até 2 anos de idade. O vínculo afetivo mãe-bebê, estabelecido no ato de amamentar, é um elo poderoso.
Durante a amamentação no peito, o bebê realiza um exercício físico oral que estimula toda a musculatura da boca. Assim, é muito importante que o bebê realize o esforço da sucção. Além disso, para poder se alimentar adequadamente, é preciso que haja um vedamento labial na aréola mamária, que promove a pressão necessária para a saída do leite e obriga o bebê a respirar pelo nariz. Este movimento de pressão e ordenha proporciona o exercício da respiração nasal, posicionamento correto da língua e estímulo de crescimento para a correta posição das arcadas dentárias.