Fatores de risco para problemas gengivais

Os problemas gengivais representam uma preocupação significativa para a saúde bucal e geral, e vários fatores de risco desempenham um papel crucial em seu desenvolvimento. Já mencionamos que a má higiene oral é, sem dúvida, um dos principais impulsionadores, com a falta de escovação e uso inadequado do fio dental permitindo a formação de placa bacteriana, precursora de condições como gengivite e periodontite.
Entretanto, também existem outros fatores de risco comportamentais que podem contribuir para o desenvolvimento de doenças gengivais como o tabagismo, a má alimentação e o estresse. Quanto a estes fatores, uma abordagem de mudança de comportamento pode influenciar significativamente na melhora da saúde bucal.
Há ainda o fator de risco diabetes. Pessoas com diabetes tipo 2 são mais propensas a terem problemas gengivais e periodontite devido às flutuações nos níveis de açúcar no sangue. Abordar os fatores de risco também pode ajudar a prevenir o aparecimento da periodontite. Deixar de fumar, evitar ou reduzir o stress, seguir uma dieta saudável e praticar exercício físico podem desempenhar um papel importante no apoio a uma boa higiene bucal na prevenção da periodontite. Parar de fumar talvez seja a medida mais importante para prevenir a gengivite e a periodontite.